Antes de mais nada, eu gostaria de deixar claro duas coisas sobre Psoríase:
- Psoríase NÃO é uma doença contagiosa!
- SIM, psoríase tem tratamento!
É muito importante frisar esses pontos, pois a Psoríase é uma das doenças que mais causa preconceito e a causa deste preconceito é falta de informação. Então, se eu puder contribuir para diminuir a rejeição que o paciente com psoríase sofre ou, se após ler este blog , o paciente se sentir encorajado a procurar ajuda vou considerar minha missão cumprida!!!
A Psoríase é uma doença crônica e pode ocorrer “da cabeça aos pés”
Aqui alguns conceitos importantes sobre Psoríase:
- A Psoríase é crônica; evolui com ciclos de melhora e piora no decorrer da vida
- É uma doença que chamamos de autoinflamatória e determinada por fatores genéticos
- Sendo assim, os estudos mostram que até 30% dos pacientes têm outros parentes com a alguma forma de Psoríase
- A doença sofre influência do meio ambiente; observamos que as lesões de Psoríase melhoram com exposição solar
- Em contrapartida é comum o paciente piorar quando passa por um período de estresse emocional
Como é uma lesão típica de Psoríase?
A lesão típica de Psoríase é uma placa avermelhada recoberta por escamas grossas e esbranquiçadas. Estas placas de Psoríase podem aparecer literalmente da cabeça aos pés. Sendo assim, a psoríase é muitas vezes confundida com outras doenças de pele mais comuns.
A seguir os locais do corpo onde podem aparecer as placas de psoríase:
- Couro cabeludo; sendo às vezes confundida com caspa ou dermatite seborreica
- Unhas; lembrando uma doença ainda mais comum que é a onicomicose
- Palma das mãos e planta dos pés (psoríase palmo-plantar); sendo também confundida c/ micose ou dermatite de contato
- Espalhadas pelo tórax e abdome
- Em dobras como virilha e axilas; esta forma chamamos de Psoríase invertida
Com tanta variedade de apresentações muitas vezes o diagnóstico correto demora e o paciente perde tempo com tratamentos incorretos.
Psoríase de couro cabeludo, frequentemente confundida com caspa ou dermatite seborreica.
Psoríase ungueal; pode ser confundida com micose de unhas
Enfim, há vários tipos de Psoríase e o médico dermatologista poderá identificar muito bem as características da doença mas se mesmo assim houver dúvida, fazemos uma biópsia de pele que é a retirada de um pedacinho da lesão para ser analisada no laboratório.
Psoríase em cotovelos; junto com as lesões em joelhos são as mais conhecidas
Aqui uma informação importante:
A Psoríase não é uma doença apenas de pele. Alguns pacientes, além das lesões na pele, apresentam também inflamação nas articulações, geralmente em dedos dos pés e mãos mas pode ocorrer também em coluna vertebral e quadril. É a psoríase artropática ou artrite psoriática , o paciente sente fortes dores nas articulações que podem ficar inchadas e rígidas.
A Psoríase pode também comprometer as articulações; é a Artrite Psoriática
Hoje sabemos também que o paciente com psoríase tem maior risco de desenvolver diabetes e obesidade.
Enfim, há vários tipos de Psoríase e o médico dermatologista poderá identificar muito bem as características da doença mas se mesmo assim houver dúvida, fazemos uma biópsia de pele que é a retirada de um pedacinho da lesão para ser analisada no laboratório e confirmar o diagnóstico.
TRATAMENTO
Existem várias opções, dependendo do tipo e gravidade da doença. Além das medicações específicas se você tem psoríase é importante manter a pele de todo corpo muito bem hidratada mesmo quando não houver lesão aparente.
Aqui as opções de tratamento mais utilizadas na Psoríase:
- Nos casos leves usamos medicações tópicas, geralmente a base de corticoide, que podem ser na forma de cremes, pomadas ou xampus que o paciente passa nas placas de Psoríase.
- Nos casos mais difíceis, o tratamento pode ser sistêmico com comprimidos ou injeções geralmente a base de imunossupressores como corticóides ou metotrexate.
- Fototerapia, que consiste na exposição da pele à radiação ultravioleta emitida por máquinas ou cabines com lâmpadas especiais. A radição UV tem efeito anti-inflamatório nas lesões de psoríase; por isso que os pacientes melhoram no verão, com o sol .
O uso de Imunobiológicos
O grande avanço, ou talvez revolução no tratamento da Psoríase (e de inúmeras outras doenças de pele, inclusive câncer) ocorreu nos últimos anos com a chegada dos medicamentos Imunobiológicos.
Tais moléculas são diferentes dos medicamentos sintéticos pois são produzidos através de células vivas e também são muito mais precisos, indo direto ao alvo do problema. Muito interessante, não??!! No caso da Psoríase, as novas gerações de biológicos estão cada vez mais eficazes e seguras, oferecendo ao paciente um controle da doença que antes era bem mais difícil.
Vários imunobiológicos para Psoríase e muitas outras doenças já estão disponíveis no Brasil!
Outras doenças de pele que podem ser tratadas com Imunobiológicos são a Dermatite Atópica e a Alopécia Areata.
Por Que Agendar uma Consulta com a Dra. Taís Bonilha?
Se você sofre de Psoríase, procurar um médico Dermatologista é um passo importante para identificar a causa do seu problema e qual o melhor tratamento para o seu caso. A Dr. Taís Bonilha, atende no bairro da Lapa em São Paulo, tem 20 anos de experiência com doenças de pele, cabelos e unhas. Aqui algumas razões para agendar uma consulta com esta médica especialista:
- Experiência e Especialização: Com 20 anos atendendo pacientes com problemas de cabelos, pele e unhas a Dra Taís Bonilha segue atualizando-se constantemente. Ela é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e está sempre em dias com os novos tratamento que surgem nesta área como os Imunobiológicos.
- Abordagem Individualizada. Dra. Taís acredita fortemente que cada paciente é único e gosta de entender a fundo o que pode estar por traz da queixa ou sintoma de cada um para poder oferecer um tratamento individualizado. Na consulta ela leva em conta todo o histórico médico do paciente e seu estilo de vida para assim poder oferecer a melhor opção de tratamento para cada um.
Saiba Mais: