Será que você sabe o que é Acne?
Acne. Popularmente conhecida como “espinhas”
Por Que Agendar uma Consulta com a Dra. Taís Bonilha?
Dra.Taís Bonilha. Dermatologista com 20 anos de experência no tratamento da Acne
Se você sofre com cravos e espinhas, procurar um médico Dermatologista é um passo importante para iniciar um tratamento e evitar as temíveis cicatrizes e manchas . A acne é muito comum mas cada paciente tem uma necessidade de tratamento.
A Dr. Taís Bonilha, atende no bairro da Lapa em São Paulo, tem 20 anos de experiência com doenças de pele, cabelos e unhas. Aqui algumas razões para agendar uma consulta com esta médica especialista:
- Abordagem Individualizada. Dra. Taís acredita fortemente que cada paciente é único e gosta de entender a fundo o que pode estar por traz da queixa ou sintoma de cada um para poder oferecer um tratamento individualizado. Na consulta ela leva em conta todo o histórico médico do paciente e seu estilo de vida para assim poder oferecer a melhor opção de tratamento para cada um.
- Experiência e Especialização: Com 20 anos atendendo pacientes com problemas de pele, cabelos e unhas a Dra Taís Bonilha segue atualizando-se constantemente. Ela é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e está sempre em dia com os novos tratamento que surgem nesta área, não só os medicamentosos mas também os estéticos que são aqueles que tratam as marcas que a acne deixa na pele.
Opinião de paciente real.
Tenho certeza que todos têm uma boa ideia mas sempre é bom esclarecer as principais informações sobre Acne:
- É uma doença inflamatória da pele e está relacionada ao aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas;
- Até 80% da população vai ter Acne em algum momento da vida;
- É caracterizada por lesões tipo comedões (mais conhecidos como “cravos”), pápulas (bolinhas avermelhadas), pústulas (bolinhas brancas de pus), nódulos (lesões endurecidas e dolorosas) e cistos ( lesões mais profundas também dolorosas que estão nas camadas mais profundas da pele);
- Ocorre preferencialmente em face mas também é muito comum nas costas e no peito;
- A Acne sofre grande influência hormonal , isso explica seu início na adolescência;
- Pode deixar cicatrizes na pele e por esse motivo sempre deve ser tratada;
- Pode sofrer outras influências além da hormonal como da dieta, do estresse emocional e da tendência genética;
- Algumas medicações podem sabidamente desencadear um quadro de acne como por exemplo: corticoides, vitaminas do complexo B, alguns tipos de anticoncepcionais, anticonvulsivantes, lítio, etc;
Acne. Uma das doenças de pele mais comum
Então vamos tentar esclarecer melhor o assunto.
Por que a Acne começa na adolescência?
Essa é uma boa pergunta! O que ocorre é que na adolescência nosso organismo inicia a produção de hormônios (estrógenos e andrógenos) que serão responsáveis pelas mudanças que ocorrem em nosso corpo nesta fase da vida .
Os hormônios andrógenos, vão também estimular as glândulas sebáceas a trabalharem em excesso. Não é que essas glândulas não existiam na infância mas é na adolescência que elas “acordam”. E onde temos maior concentração dessas glândulas? Na face, no tórax (peito e costas) e em couro cabeludo, por isso que a Acne predomina nessas áreas da pele .
Bom, todos nós passamos igualmente pela adolescência ,mas por que a Acne é mais intensa em algumas pessoas do que em outras? Porque existem vários outros fatores que também influenciam para que o paciente tenha acne, além da questão hormonal. E aí cada paciente vai ter uma combinação diferente desses fatores sendo que um dos que mais conta é a herança genética. Outros fatores são a dieta e uso de medicamentos.
A Acne é multifatorial; ocorre mais em face mas também em tórax.
O que ocorre após o estímulo hormonal da Glândula Sebácea?
Bom, a partir do momento que a glândula sebácea começa a trabalhar em excesso, ocorre um acúmulo de sebo que causa obstrução do folículo piloso (a glândula sebácea e o pelo estão lado a lado e compõem o que chamamos “unidade pilo-sebácea”).
A este acúmulo de sebo no folículo juntam-se restos de células da camada mais superficial da pele que chamamos de queratinócitos. É assim que se forma um comedão, mais conhecido como “cravo”.
Com excesso de sebo e restos celulares acumulados ocorre a proliferação de uma bactéria, o Cutibacterium acnes.
As bactérias se multiplicam e serão responsáveis pela liberação de algumas substâncias que produzem inflamação no local. Então, onde antes havia apenas um comedão agora existe uma pápula ou pústula que são lesões inflamadas de acne .
A Acne é causada pelo excesso de atividade da glândula sebácea, entre outros fatores
Pronto, agora você já conhece o que chamamos de 4 pilares para a formação de Acne:
- Produção aumentada de sebo
- Formação de comedões (cravos) , quando o excesso de sebo e células da pele obstruem o folículo piloso
- Colonização bacteriana pelo C. acnes
- Inflamação
Simplificando podemos dizer que tudo começa com o comedão. Até as lesões mais inflamatórias como nódulos e cistos, um dia foram um “simples” cravinho !
Acne. Obstrução do folículo piloso que leva à inflamação
Tratamento da Acne
O tratamento vai depender da gravidade do quadro, do grau de inflamação e do número de lesões.
Acne leve é aquela onde predominam os comedões , ou cravos.
A medida que a Acne progride, lesões mais inflamatórias como pápulas e pústulas se formam.
Nos casos mais graves a inflamação se intensifica e atinge camadas mais profundas da pele, com a formação de nódulos e cistos.
O paciente pode ter todos esses tipos de lesão ao mesmo tempo.
Antes de explicar melhor sobre o tratamento da Acne vale reforçar que esta doença inflamatória pode deixar manchas e cicatrizes na pele. Então, mesmo que seja um problema de pele comum sempre deve ser tratada, até nos casos mais simples, assim evitamos que a pele fique marcada .
Cicatrizes de Acne têm tratamento difícil; o ideal é tratar o quanto antes .
- Tratamento Tópico
Inclui sabonetes para controlar o excesso de oleosidade da pele que podem conter substâncias bem conhecidas como enxofre, ácido salicílico e ácido glicólico.
Além dos sabonetes é comum incluirmos para os casos menos graves medicações na forma de gel ou creme que contenham substâncias com ação anti-inflamatória e/ou anticomedogênica; muitas vezes é necessário que essas substâncias sejam associadas a antibióticos de uso tópico ( de passar).
2. Tratamento Oral
Quando o paciente apresenta um quadro de Acne inflamatória, com muitas lesões pápulo-pustulosas ou já com nódulos e cistos, dificilmente apenas sabonetes e cremes serão suficientes para controlar o quadro. Nesses casos podemos associar o uso de medicação para tomar, em comprimidos.
A escolha da medicação vai depender do grau de inflamação, se o paciente já passou por algum tratamento anterior ou se já está apresentando cicatrizes na pele.
Os Antibióticos são muito utilizados no tratamento da acne, existem vários disponíveis e o uso é por tempo determinado, de 2 a 3 meses.
Além de antibióticos outras classes de medicações estão disponíveis para o tratamento de casos mais graves de acne como Antiandrogênicos (com ação que bloqueiam alguns hormônio) ou Retinóides.
Acne Hormonal
Ocorre quando a Acne faz parte de um quadro mais amplo de alteração hormonal. O exemplo mais conhecido é a Síndrome dos Ovários Policísticos.
Como saber se a Acne está relacionada a alteração hormonal? Nesses casos as lesões de Acne não são o único sintoma que a paciente (sim, a grande maioria é mulher) apresenta. É comum a paciente ter também:
- Alteração do ciclo menstrual; geralmente o ciclo fica muito longo
- Hirsutismo (aparecimento de pelos em excesso na face)
- Rarefação de cabelo (calvície feminina)
- Obesidade
- Estrias
Nesses casos os exames de sangue com dosagens hormonais e/ou a ultrassonografia dos ovários ou da suprarrenal podem estar alterados o que não ocorre na Acne “normal” da adolescência.
O tratamento da Acne só será eficaz se a causa da alteração hormonal também for tratada; muitas vezes utilizamos medicações anticoncepcionais.
Acne da Mulher Adulta
O termo é auto explicativo; é quando uma mulher com mais de 25 anos apresenta quadro de acne. Existem duas situações diferentes:
- Do tipo persistente: É quando o quadro iniciou-se na adolescência e continuou na idade adulta.
Esta paciente pode ter seu níveis hormonais dentro da normalidade porem outros fatores podem ser responsáveis pela manutenção do quadro como genética, dieta inadequada, nível de estresse e uma sensibilidade maior da pele desta paciente às oscilações hormonais que ocorrem durantes os ciclos menstruais.
O tratamento não muda muito em relação ao que já discutimos nas linhas acima mas neste caso vale a pena dar maior importância a medicações que tenham algum efeito antiandrogênico ou seja, que bloqueiam a ação dos hormônios que estimulam a acne.
- 2. De Início Súbito: É quando uma mulher com mais de 25-30 anos, que não tinha acne previamente começa a apresentar tais lesões.
Neste caso vale a pena investigar se outros sintomas típicos de aumento hormonal súbito também estão presentes pois a causa pode ser mais complexa como por exemplo um tumor na glândula adrenal.
Na Acne da Mulher Adulta as lesões aparecem em região de mandíbula e pescoço.
Qual a relação entre Dieta e Acne ?
Sempre se falou muito que nossa alimentação pode influenciar no quadro de acne mas, até onde isso é verdade?
Bom, algumas certezas já temos pois há trabalhos recentes que conseguiram comprovar o papel da dieta no quadro de acne.
Sabe-se que uma dieta com alto índice glicêmico pode estimular a inflamação em nosso organismo e a acne é uma doença inflamatória da pele portanto uma dieta inadequada estimula o aparecimento de novas lesões e de lesões mais inflamadas .
Uma dieta com alto índice glicêmico é aquela que contem alimentos que, ao serem ingeridos, elevam rapidamente a taxa de açúcar em nossa corrente sanguínea (glicemia). Aqui alguns exemplos desses alimentos:
- Pão branco, feito de farinha refinada. O ideal seria substituir pelo integral.
- Arroz branco. Pode ser trocado pelo integral ou parabolizado
- Batata, principalmente quando frita!
- Milho , icluindo flocos de milho, pipocas e cereais a base de milho.
- Bebidas açucaradas como refrigerantes e refrescos/néctares industrializados.
- Doces , quanto mais industrializados pior.
- Bolos. Conseguem unir dois itens da lista como farinha branca e açúcar
Dieta e Acne. Hoje sabemos que uma dieta inadequada pode piorar a Acne.
Por mais que já esteja comprovado que uma dieta inadequada piore as lesões de acne e que uma alimentação saudável e balanceada pode e deve ser estimulada, não existe uma tratamento para os quadros mais inflamatórios de acne que inclua apenas uma boa alimentação.
O tratamento da Acne vai além da dieta; deve incluir também uma rotina adequada de higiene, produtos dermocosméticos ou medicamentosos que controlem a formação do excesso de sebo/cravos e, nos casos mais inflamatórios, medicações, de passar ou de tomar.
Manchas ou cicatrizes, e agora?
Infelizmente essa realidade é bem comum. Mesmo sendo feito um tratamento adequado muitas vezes a Acne deixa marcas. Por esse motivo sempre devemos tratá-la!
Atualmente existem várias opções de tratamento para as marcas de acne , aqui alguns exemplos:
- Peeling Químico
- IPCA/Microagulhamento
- Laser Fracionado
- Radiofrequência Microagulhada
- MMP
Fonte: