Taís Bonilha Alves

Neste post iremos abordar o Tratamento da calvície.

Você encontrará ainda mais informações sobre Queda de Cabelo neste link:

https://drataisbonilha.com.br/queda-de-cabelo/

Tratamento da Alopécia Androgenética (Calvície)

Por ser uma doença genética, e não se pode alterar a genética de uma pessoa, uma vez iniciados os sintomas, a calvície  irá progredir ao longo da vida do paciente . Isso significa que a calvície não tem cura. No entanto conseguimos minimizar bastante os danos; é possível desacelerar a progressão da calvície e até reverter fios miniaturizados . O tratamento inclui medicações orais, tópicas, injetáveis e tecnologias.

  • 1. Tratamento Oral

Inclui medicações que bloqueiam a ação da testosterona no folículo piloso tais como Finasterida para os homens e Anticoncepcionais específicos para as mulheres; o objetivo é evitar que os fios iniciem o processo de miniaturização. Algumas outras medicações deste grupo são: dutasterida, espironolactona, bicatalutamida .

Junto com os bloqueadores hormonais usamos o famoso Minoxidil em comprimidos que consegue engrossar os fios e aumentar a duração do ciclo de vida do cabelo.

Várias doenças e carências nutricionais  influenciam na saúde dos cabelos então, se o paciente tiver algum desses problemas, eles devem ser controlados para melhorar a resposta ao tratamento. Daí a importância de fazer um acompanhamento médico para tratar sua Alopecia Androgenética.

As medicações orais para tratamento da Calvície nos homens podem não ser as mesmas para as mulheres

  • 2.Tratamento Tópico

As mesmas medicações que usamos em comprimidos podem ser aplicadas diretamente no couro cabeludo. Você já deve conhecer o spray de minoxidil, não é? Porém, duas coisas dificultam o tratamento com tópicos:

  1. a pouca permeabilidade da pele, que faz com que apenas uma pequena quantidade da medicação consiga chegar ao folículo piloso
  2. a cosmética quase sempre desagradável destas formulações; algumas inclusive nem tem eficácia comprovada cientificamente

Tratamento Tópico para Calvície. Prático porem desagradável

  • 3.Tratamento Injetável

Novamente estamos falando das mesmas medicações que usamos via oral ; finasterida, dutasterida, minoxidil etc.

Algumas pesquisas mais recentes indicam que mesmo quando não há contra indicação para os comprimidos, os dois tratamentos juntos , oral e injetável, entregam mais resultados do que separados.

O Tratamento Injetável é um ótimo aliado, na luta contra Calvície, para pacientes que não querem ou não podem fazer uso de alguma das medicações orais.

  • 4.Tecnologias

  • LASER (Ligth Amplification by Stimulated Emission of Radiation)

As máquinas de LASER são amplamente utilizadas para vários tratamentos dermatológicos e não seria diferente na tricologia. Na Alopecia Androgenética o LASER vai ter duas ações; a primeira, mais imediata, seria, através da energia (calor) liberada que forma zonas de “lesão” no couro cabeludo  aumentando assim a permeabilidade da pele a drogas que estimulam os folículos pilosos e a segunda seria estimular as células-tronco do folículo piloso e a liberação de fatores de crescimento.

  • LED (Light Emitting Diode)

Nesta tecnologia não ocorre injúria à pele do couro cabeludo como no LASER. O LED promove uma emissão de energia que quando chega às células será absorvida pelas mitocôndrias ( lembra das aulas de biologia do 8º ano, as mitocôndrias são como a “casa de força” das células) e assim ocorre um estímulo para as células do folículo piloso produzirem a haste capilar.

No mercado existem várias opções de aparelhos de LED. Ajudam no tratamento da Calvície e podem ser usados pelo próprio paciente, em casa.

  

Qual destes tratamento para calvície é o melhor e qual está indicado para você?

Bom, nunca me esqueço das palavras de um professor da faculdade que sempre dizia; “quando uma patologia tem várias opções de tratamento é porque nenhuma delas é a melhor ou somente existiria essa opção” . E é assim no tratamento da calvície. Por ser uma doença genética e crônica o tratamento é contínuo (sim, para sempre!), e vai variando a depender :

  1. do estágio em que se encontra a Alopécia Androgenética / Calvície
  2. da saúde geral do paciente e se ele já toma outros remédios
  3. da disposição do paciente em aderir a este ou aquele tratamento

Na prática o que ocorre é que o tratamento varia de um caso para o outro e mesmo num mesmo paciente tem fases em que precisa ser mais intenso, usando todas as armas disponíveis e depois é mais suave apenas para manutenção do resultado já obtido.


Por Que Agendar uma Consulta com a Dra. Taís Bonilha?

Se você sofre de Queda de Cabelo, procurar um médico Dermatologista é um passo importante para identificar a causa do seu problema e qual o melhor tratamento para o seu caso. A Dr. Taís Bonilha, atende no bairro da Lapa em São Paulo, tem 20 anos de experiência com doenças de cabelos, pele e unhas. Aqui algumas razões para agendar uma consulta com esta médica especialista:

  1. Experiência e Especialização: Com 20 anos atendendo pacientes com problemas de cabelos, pele e unhas a Dra Taís Bonilha segue atualizando-se constantemente. Ela é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e está sempre em dias com os novos tratamento que surgem nesta área, principalmente para Doenças do Cabelo e Couro cabeludo.
  2. Abordagem Individualizada. Dra. Taís acredita fortemente que cada paciente é único e gosta de entender a fundo o que pode estar por traz da queixa ou sintoma de cada um para poder oferecer um tratamento individualizado. Na consulta ela leva em conta todo o histórico médico do paciente e seu estilo de vida para assim poder oferecer a melhor opção de tratamento para cada um.

Fonte:

https://www.sbd.org.br/

Leia mais: TRATAMENTO DA ALOPECIA ANDROGENÉTICA (OU CALVÍCIE)