Taís Bonilha Alves

Tudo o que você precisa saber sobre este tipo de Queda de Cabelo encontra-se neste outro post:

https://drataisbonilha.com.br/queda-de-cabelo/

Aqui nesta página iremos abordar melhor o item Tratamento do Eflúvio Telógeno.

Eflúvio Telógeno: é uma das quedas de cabelo mais comuns, ocorre mais em mulheres e pode ter causas variadas.

Quer saber mais sobre as opções de Tratamento do Eflúvio Telógeno ? Então vamos lá:

  • 1. Medicações de uso tópico.

Temos várias opções e talvez você já tenha ouvido falar na mais famosa delas ou até mesmo já tenha usado pois trata-se do Minoxidil. 

Realmente, na teoria o Minoxidil de uso tópico tem sim eficácia na queda de cabelo mas como você já pode ter descoberto a essa altura, “na prática a teoria é outra”! Infelizmente a cosmética desta medicação tão conhecida não costuma agradar à maioria das minhas pacientes mulheres; quase todas reclamam que a medicação deixa o cabelo duro, oleoso e por aí vai. Existem outras opções de medicações para passar/pingar nos cabelos , claro, nem tudo está perdido , OK?

Minoxidil: medicação muito conhecida contra Eflúvio Telógeno / Queda de Cabelo mas pouco tolerada quando usada em gotas ou spray diretamente no couro cabeludo

  • 2. Medicações de uso oral.

Também existem várias opções e a escolha vai depender da investigação que foi feita com cada paciente. Vitamina D para quem estiver com déficit, ou B12, ou vitamina C. A escolha é absolutamente individualizada! É o famoso “cada caso é um caso”.

E a Biotina? Junto com o Minoxidil tópico a Biotina também é bem utilizada por pessoas que estejam sofrendo de Queda de Cabelo porem, não há evidência científica de que esta vitamina realmente faça efeito e controle a queda de cabelo.

Além das vitaminas temos outras medicações orais que podem ajudar você a sair mais rápido do seu quadro de Queda de Cabelo ou a controlar seu eflúvio crônico e uma delas é o… Minoxidil .

Tomar comprimido de Minoxidil pode parecer bem mais simples do que pingar todo dia um produto desagradável na cabeça porem, trata-se de uma medicação e como toda medicação tem efeitos colaterais, pode não combinar com outras medicações que você já toma e tem doses diferentes para cada caso. Então se você não costuma se automedicar em outras  situações da vida,  também não deve usar o Minoxidil oral sem orientação médica .

Agora, se você é sim do tipo que usa remédio sem supervisão médica, bom eu tenho uma coisa para te falar; talvez essa seja a causa da SUA Queda de Cabelo !! 

  • 3. Medicações Injetáveis

Existem várias formas de fazer aplicação de medicamentos na pele e a mais conhecida é a mesoterapia, onde a aplicação é feita com injeções diretamente onde está o problema, que é no seu couro cabeludo. Só de pensar em injeção no couro cabeludo, você já imagina a dor que isso deve causar, não é? Pois acertou, a mesoterapia é uma técnica bem antiga e até certo ponto simples pois o médico só precisa de uma agulha e uma seringa mas também é bem dolorosa!

Mesoterapia. Método muito utilizado no passado para tratar Queda de Cabelo / Eflúvio Telógeno. Atualmente existem técnicas mais eficazes e menos dolorosas

Atualmente temos a disposição outras técnicas para fazer uma medicação chegar a seus folículos pilosos para que parem de cair mais rapidamente ou para engrossá-los e uma das melhores e minha preferida por ser muito eficaz e praticamente indolor é a MMP( Microinfusão de Medicamento na Pele).

  • 4. Tecnologias.

Sim, afinal estamos no século XXI , vivemos avanços tecnológicos diários em todas as áreas, inteligências artificias, alexas e tudo mais logo, não seria diferente com a dermatologia ! Tratar a queda de cabelo não é mais como antigamente (ainda bem!) e acredite porque eu estava lá! O “antigamente” é 10 ou mesmo 5 anos atras, apenas.

 Atualmente além das diversas opções medicamentosas que falei até agora temos também máquinas que podem entregar ainda mais eficácia ao tratamento da queda de cabelo e não estou falando apenas de eflúvio telógeno! Hoje em dias utilizamos aparelhos de LASER ou dispositivos de LED, alguns até podem ser usados em casa ( são os home devices) e auxiliam no tratamento medicamentoso.

LED: vários aparelhos estão disponíveis no mercado, para auxiliar no combate à Queda de Cabelo

Então, qual será o seu tratamento para Queda de Cabelo?

Podemos aliar todas essas opções ou alterná-las no decorrer do mesmo tratamento. Lembre-se que mesmo que o diagnóstico seja sempre o mesmo, no caso Eflúvio Telógeno, a causa pode variar imensamente de uma pessoa para outra logo, o tratamento também. Cada paciente tem uma história e uma necessidade, não é como uma receita de bolo que repetimos igual para todos.

Apesar da Tricologia não ser reconhecida como uma especialidade médica (faz parte da Dermatologia) ela exige exame físico, exames laboratoriais, manejo de medicações (doses, efeitos colaterais) e, se você quiser controlar sua queda de cabelo, seja ela aguda ou crônica, tem que dar a devida importância.

Ao investigarmos uma “simples” queda de cabelos podemos fazer diagnósticos de doenças importantes com impacto muito além dos cabelos e, mesmo que  a sua Queda de Cabelo não tenha uma causa grave como uma doença crônica não diagnosticada, ninguém melhor do que um médico especialista no assunto para te dar esta boa notícia! 

Opinião de pacientes da Dra. Taís Bonilha

Por Que Agendar uma Consulta com a Dra. Taís Bonilha?

Se você sofre de Queda de Cabelo, procurar um médico Dermatologista é um passo importante para identificar a causa do seu problema e qual o melhor tratamento para o seu caso. A Dr. Taís Bonilha, atende no bairro da Lapa em São Paulo, tem 20 anos de experiência com doenças de cabelos, pele e unhas. Aqui algumas razões para agendar uma consulta com esta médica especialista:

Abordagem Individualizada. Dra. Taís acredita fortemente que cada paciente é único e gosta de entender a fundo o que pode estar por traz da queixa ou sintoma de cada um para poder oferecer um tratamento individualizado. Na consulta ela leva em conta todo o histórico médico do paciente e seu estilo de vida para assim poder oferecer a melhor opção de tratamento para cada um.

Experiência e Especialização: Com 20 anos atendendo pacientes com problemas de cabelos, pele e unhas a Dra Taís Bonilha segue atualizando-se constantemente. Ela é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e está sempre em dias com os novos tratamento que surgem nesta área, principalmente para Doenças do Cabelo e Couro cabeludo.

Fonte:

https://www.sbd.org.br/